ATIVIDADES


SETOR EDUCACIONAL

            A APADEFI é mantenedora da Escola Especializada Péricles Tavares Dalboni, a qual possui instalações adequadas ao fim que se destina.

Responsável pela escola: Rosângela de Oliveira Simeão Marques
Cargo: Diretora da Escola Especializada Péricles Tavares Dalboni
Público alvo: Pessoas com deficiências físicas, oriundas de Paralisia Cerebral, Distrofia Muscular Progressiva, Atrofia Cerebelar, Seqüelas de Acidente Vascular Cerebelar – AVC e outras patologias que levam o individuo a uma deficiência temporária ou permanente.
Nossa Visão: Tornar-se uma entidade reconhecida por sua competência educacional, com recursos tecnológicos adequados e metodologia diferenciada e inovadora.
Atendimentos:

  1. Estimulação Essencial: Por meio de programas individualizados, tem por objetivo o desenvolvimento global do aluno, permitindo-lhes maior autonomia através de um currículo funcional.
  2. Alfabetização: Tem por finalidade desenvolver habilidades de leitura e escrita. Os objetivos a serem trabalhados são os mesmos propostos para uma escola de ensino regular, diferenciando apenas na utilização de recursos adaptados. 
  3. Comunicação Alternativa: Ministrada aos alunos que não tem possibilidades de se comunicarem através da fala, dificultando seu convívio social. As pranchas técnicas são elaboradas de acordo com o contexto escolar a ser trabalhado. Realizado em conjunto com a fonoaudiologia e terapia ocupacional da Entidade, em sala equipada adequadamente.
  4. Apoio Pedagógico: Voltado a apoiar os alunos inseridos na rede regular de ensino, no desenvolvimento de práticas pedagógicas, oferecendo mecanismos de melhora do processo de ensino aprendizagem, criando condições de efetiva igualdade e oportunidade para o desenvolvimento e estratégias adequadas a uma educação diferenciada.
  5. Apoio às Escolas RegularesTem por objetivo apoiar as escolas de ensino regular no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência física, através de orientações aos professores, sugestões de adaptações do espaço físico, dos materiais pedagógicos e dos currículos, construindo um caminho para uma sociedade mais justa, que respeite e conviva de forma saudável com a diversidade humana.
  6. Laboratório de Informática: Tem por objetivo proporcionar noções básicas referentes ao uso da informática, através de recursos adaptados, levando o indivíduo a desenvolver aptidões e habilidades motoras, visando preparação dos mesmos para o mercado de trabalho.
  7. Jogos Educativos: Com a finalidade de promover o desenvolvimento total do aluno, de forma alegre e criativa. Por ser uma atividade espontânea e satisfatória, o jogo promove o crescimento físico, social, mental, moral e emocional, pois as crianças, de forma lúdica, se agrupam, enfrentam desafios, obedecem regras e aprendem a solucionar problemas, além de estimular o desenvolvimento verbal e a autonomia.
  8. Histórias interativas: Tem por fim estimular a criatividade e a imaginação, além de desenvolver o gosto pela leitura. Através da história, a criança aprende se desenvolvendo e se desenvolve aprendendo. Contar uma história para uma criança é uma atividade corriqueira, porém, elas oferecem muito mais do que um universo fictício. Ao interagir com a história, a criança vai extravasar seus conflitos, solucionando questões através de sugestões práticas.
  9. Equipe multidisciplinar na escola: Intervenção global promovendo um ambiente verbal rico para desenvolvimento da fala, introdução de alimentação adequada, estimulação sensorial (audição, tato, olfato e paladar), estruturação fonético-fonológico, correção de hábitos viciosos e correção postural, realizada em sala de aula e refeitório por equipe multidisciplinar composta por professora, fisioterapeuta, fonoaudióloga e nutricionista, com o objetivo de favorecer e otimizar o processo de desenvolvimento dos alunos e melhorar a qualidade de vida. Nesta atividade a presença de cuidadores é fundamental para a continuidade no processo de desenvolvimento.


SETOR DE SAÚDE

            O Setor de Saúde da APADEFI atualmente é formado por equipe multidisciplinar, composta de Assistente Social, Fisioterapia/Hidroterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional.
               A equipe inicia o atendimento junto às famílias, através do Serviço Social, na busca de benefícios, garantia de direitos, e outras orientações e, através de triagem realizada por fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia os usuários são encaminhados às áreas específicas de acordo com as indicações aos mesmos dentro da Entidade. 
        São realizadas reuniões técnicas mensais, com duração de 4hs, pela equipe multidisciplinar, objetivando realizar avaliações dos atendimentos e estudos de casos, a fim de melhorar o atendimento prestado à pessoa com deficiência.


Público Alvo: Pessoas com deficiências físicas oriundas de Paralisia Cerebral, Distrofia Muscular Progressiva, Atrofia Cerebelar, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doenças hereditárias sensitivo-motoras e outras patologias que levam o individuo a uma deficiência temporária ou permanente.
Nossa Visão: Tornar-se um centro de referência em Volta Redonda e adjacências.

Os setores se dividem da seguinte forma:

   1. SERVIÇO SOCIAL: 
O primeiro atendimento realizado na Entidade ocorre através do Serviço Social, que tem por objetivo aprimorar a reabilitação, buscando sempre orientar as famílias e a pessoa com deficiência física sobre benefícios, direitos sociais e as formas de atendimentos realizados dentro da Entidade. Busca-se sempre realizar os atendimentos de forma acolhedora, onde através de uma entrevista é preenchido um relatório social e realizada uma avaliação socioeconômica. São realizadas visitas domiciliares com objetivo de conhecer melhor nossos usuários e sua dinâmica familiar, trabalhando seus conflitos, problemas, de forma que estes se reconheçam como cidadãos de direito. O Serviço Social representa a instituição no Conselho Municipal da Assistência Social e no Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, com objetivo de defender os direitos da pessoa com deficiência. Trabalha-se junto ao setor de fisioterapia, a fim de acelerar os atendimentos e diminuir a fila de espera. Busca, também, a capacitação, especialização dentro da área.

  2. FISIOTERAPIA/HIDROTERAPIA:
    • Fisioterapia: Atender pacientes de disfunções neurológicas, traumato-ortopédicas e reumatológicas a fim de melhorar a funcionalidade e capacidade para realizarem melhor as atividades da vida diária e laborais com utilização de técnicas e recursos específicos de fisioterapia.
    • Fisioterapia Aquática (Hidroterapia):Tem por finalidade atender pacientes de disfunções neurológicas, traumo-ortopédicas e reumatológicas no meio aquático promovendo a reabilitação e o nado adaptado, através de técnicas específicas tais como Bad Ragaz, Halliwick, Watsu e cinesioterapia aquática.
    • Pilates Clínico: Objetiva a reeducação dos músculos estabilizadores da região lombo-pélvica e cervical que, na presença de dor, apresentam alteração do controle motor. Estabilização segmentar, alinhamento postural, controle da respiração, atividade de baixo impacto, extremamente eficaz para pessoas que buscam harmonia entre corpo e mente. Indicado também em casos de incontinências urinárias, escolioses, cifoses, hiperlordoses, cervicalgias, dentre outras. Método implantado na Entidade desde novembro de 2009, a fim de reduzir a fila de espera e oferecer terapias complementares aos usuários, também com a finalidade de aumentar a captação de recursos financeiros à Entidade, uma vez que cobra-se uma mensalidade, abaixo do valor de mercado, para a participação nos grupos.
    • Estimulação PrecoceTem como objetivo estimular os desenvolvimentos globais da criança até 04 anos de idade incompletos, possibilitando condições básicas para a independência nas diversas áreas evolutivas. Formado por equipe de profissionais de fonoaudiologia e fisioterapia.
    • Grupão: Atendimento aos pacientes com mais de 02 anos de ocorrência de AVC, independentes ou semi-dependentes, com o objetivo de reintegrá-los à sociedade através da reabilitação física e do convívio social, favorecendo, além disso, a alta e a oportunidade de abertura de novas vagas para atendimentos de Fisioterapia/Hidroterapia. As atividades são realizadas em grupos de 08 pacientes, duas vezes por semana, divididas em atividades na piscina e no solo, em dias distintos, por prazo indeterminado, de acordo com a necessidade e as condições de alta.
    • RPG: Reeducação Postural Global realizada por profissional especializado. Atendimentos individuais semanais, com duração de 60min. Atividade oferecida com valor abaixo do valor de mercado, em sistema de mensalidade. Profissional presta serviços à APADEFI através de contrato de locação de sala. Objetiva oferecer aos usuários terapia complementar a fim de aumentar as possibilidades de tratamento e gerar receita à APADEFI.
  3. FONOAUDIOLOGIA: Reabilita e promove funções com pacientes que possuem alterações na fala, linguagem, leitura e escrita, motricidade orofacial, audição e voz.

    • Triagem: Indicar para o setor a pessoa com deficiência física com sequelas na fala, linguagem, alterações dos órgãos fonoaudiológicos ou distúrbios de aprendizagem.
    • Atendimento Individual: Tem como objetivo avaliar, prevenir e tratar o desequilíbrio da musculatura oral, além de alterações da linguagem oral e escrita, através de protocolos e exercícios específicos, uma vez por semana em sala de fonoaudiologia. Manter o programa de alta temporária, quando possível e necessário, através dos atendimentos realizados no prazo de quatro a seis meses, retornando à fila de espera ao fim deste prazo, para que desta forma, possa ser atendida a demanda.
    • Comunicação AlternativaObjetivo de promover a interação e inclusão social de pessoas com deficiência física, por meio de recursos e estratégias da comunicação alternativa, resgatando, ampliando e adaptando o paciente à sociedade em que vive. Atendimentos individuais.
    • Estimulação PrecoceTem como objetivo estimular o desenvolvimento global da criança de até 04 anos de idade incompletos, possibilitando condições básicas para a independência nas diversas áreas evolutivas. Em conjunto com a Fisioterapia.
    • NAI (Núcleo de Atenção ao Idoso): Promove o desenvolvimento da autonomia, confiança, expandindo as potencialidades, com profissionais da área da Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia, através de oficinas terapêuticas. Estimulando a memória, a capacidade funcional e áreas cognitivas e a linguagem visando melhor qualidade de vida.
  4. PSICOLOGIA

    • Individual: Auxilia e acompanha a criança com dificuldade de aprendizagem através de atividades psicomotoras, orientação aos responsáveis e visitas à escola para conversa com a professora, a fim de melhorar o desempenho escolar. Acompanha o paciente, através do processo psicoterapêutico, e trabalha possíveis barreiras emocionais que interfiram em sua reabilitação, para que consiga lidar com as dificuldades existenciais, resgatar a auto-estima e transformar padrões estereotipados.Orienta pais e cuidadores quando necessário, a fim de conscientizá-los do real quadro do usuário e trabalhar questões adquiridas com a chegada da deficiência do filho.
    • NAI (Núcleo de Atenção ao Idoso): Tem como objetivo o desenvolvimento da autonomia e da confiança, melhorar a qualidade de vida, resgatar a auto-estima, buscar e preservar o vínculo afetivo com os familiares, através de atividades artesanais, eventos festivos e atividades externas, a fim de estimular a memória, reforçar os laços familiares, aprimorar a capacidade funcional e estimular a área cognitiva e psicomotora. Com apoio psicológico, fonoaudiológico e terapêutico ocupacional.
    • Triagem: Tem como objetivo avaliar a queixa e fazer o encaminhamento para o atendimento necessário, através de entrevista para coleta de dados das informações colhidas.
5. TERAPIA OCUPACIONAL: É a ciência e a arte da intenção da cura, utilizando como recursos terapêuticos diferentes atividades, com objetivo de tratar disfunções de origem física, mental, social e desenvolvimento nas diferentes faixas etárias, entendendo que o cuidador responsável é extensão do tratamento, incluída a assistência do mesmo. As atividades podem ser físicas, lúdicas, pedagógicas, artesanais, treino para independência social, pessoal, educacional e para trabalho, dentre outras. Desenvolve e acompanha programas terapêuticos, selecionando métodos, técnicas e recursos apropriados; atua preventivamente, a partir de uma visão crítica das reais necessidades inseridas na comunidade.

    • Comunicação Alternativa: Tem como objetivo inserir a pessoa com deficiência severa de comunicação à comunidade em que vive, auxiliando no desempenho de suas atividades da vida diária (AVDs) e atividades escolares, através de realização de atividades em computadores, atividades lúdicas, confecção de pranchas de comunicação, encontros trimestrais com cuidador responsável, visitas escolares mensais, ergonomia no lar (de acordo com a necessidade), adaptações em geral conforme demanda do usuário. Capacita o usuário a identificar e sinalizar suas reais necessidades facilitando o processo de inclusão social e escolar; ampliando o potencial de comunicação entre usuário, família e sociedade. O trabalho na comunicação alternativa acontece no laboratório de tecnologia assistiva, semanalmente com profissional de terapia ocupacional e de fonoaudiologia. 
    • Nai (Núcleo de Atenção ao Idoso): O objetivo é promover maior autonomia e independência nas suas atividades de vida prática e atividades de vida diária, buscar/ preservar e ou resgatar vínculo afetivo com os familiares e melhorar a vida biopsicossocial do idoso. Realizado através de atividades artesanais, expressivas, atividades externas, encontros com cuidador responsável, eventos festivos e exposições. O desfecho dessas relações tem como foco estimular área cognitiva e memória, aprimorar habilidades funcionais, resgatar a auto-estima, efetivar laços afetivos e reforçar integração social. O grupo de profissionais que acolhe o núcleo de atenção ao idoso é formado por fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional, semanalmente, em sala de atividades do NAI.
    • Atendimentos Individuais: Promover reabilitação física à pessoa com deficiência física, atendendo pacientes portadores de disfunções neurológicas, traumato-ortopédicas e reumatológicas a fim de melhorar a funcionalidade e a capacidade para realizar as atividades da vida diária, vida prática e escolar. Utiliza-se técnicas, manuseios, recursos específicos, incluindo recursos lúdicos, didáticos e do cotidiano, equipamentos de facilitação, cinesioterapia e treino proprioceptivo, adaptações de andadores, de cadeiras de rodas, ergonomia do lar e ambiente escolar (se necessário) e orientações. A visão é de que o usuário se insira ou reinsira na sociedade, com melhora da funcionalidade e aumento da qualidade de vida.






 

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